"O amor não conta cromossomos" - Dia Mundial da Síndrome de Down

Um dia me disseram que uma criança portadora da Síndrome  de Down carregava não só um cromossomo extra mas também  muito amor. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down explica que a síndrome não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Cientificamente a explicação é que a Síndrome de Down "é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população".

O fato é que as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

Como exemplo, deixo o relato da mãe do Pedro, a Moema Lotufo.

"O Pedro é uma criança esperta e muito saudável! Somente quando ele nasceu, descobrimos que tinha síndrome de Down. No início foi muito difícil, pois levamos um choque. Apesar disso, logo descobrimos que a sua chegada nos ensinaria o real sentido da vida. Tivemos que aprender tudo sobre a Síndrome, e o mais importante que descobrimos nesses anos todos é que eles precisam de muitos estímulos.  O Pedro frequenta escola regular, com acompanhamento psicopedagogo; faz natação;  aula de piano. Gosta muito de passear e pra ele não tem tempo feio, gosta mesmo é de estar com pessoas, é um menino muito querido. A maior ansiedade que temos é com relação à independência que procuramos ensinar à ele. O que mais procuramos é de fato a inclusão em todos os meios...."

Para morrer de amores pelo Pedro...








3 comentários:

  1. Conheço Pedro desde nenezinho, um amor, carinhoso e nunca me esqueceu Apezar de ve-lo pouquíssimo, sou informada de seu desenvolvimento pela sua querida Dinda Marcia lotufo.que O bondoso Deus sempre esteje abençoando sua família.

    ResponderExcluir
  2. Conheço Pedro desde nenezinho, um amor, carinhoso e nunca me esqueceu Apezar de ve-lo pouquíssimo, sou informada de seu desenvolvimento pela sua querida Dinda Marcia lotufo.que O bondoso Deus sempre esteje abençoando sua família.

    ResponderExcluir
  3. O Pedro é lindo, uma criança amada que faz a todos nós da família e quem convive com ele muito feliz. Que o nosso bom JESUS o abençoe sempre e o guie no caminho do bem!!

    ResponderExcluir

Cria Mãe & Bebê Copyright © 2016 - Designer by Papo Garota - Editado por NandersonJS Mais Template Aqui