Palivizumabe

Olá mãezinhas!
Vim avisar a vocês que em Mato Grosso as vacinas de Palivizumabe já começaram a serem disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento NÃO é fornecido para qualquer criança. Os critérios são:
·         Crianças prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas
·      Crianças com até dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade ou com cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada
As doses são aplicadas mediante agendamento prévio. A médica pediátrica Lize Jussara de Souza Aquino ressalta que a Palivizumabe é utilizada na prevenção de infecção grave causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). “Esse vírus tem preferência para pulmão prematuro e causa uma doença chamada de Bronquiolite”. Ela ressalta que a doença pode levar o bebê para a ventilação mecânica, aumentando o índice de mortalidade. Em Mato Grosso, o período de circulação do vírus se estende durante os meses de abril a julho.
A disponibilização da vacina é feita mediante processo junto a Secretaria de Saúde de Mato Grosso. O pediatra do bebê precisa preencher a inscrição. As requisições serão analisadas pela equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que também autoriza e agenda a aplicação do insumo. O prazo para protocolar a solicitação teve início em janeiro e segue até 15 de julho de 2016. As vacinas começaram a serem aplicadas em março e serão reforçadas a cada 30 dias, somando cinco doses.
Não preciso ressaltar a importância da vacinação. Os meus filhos serão vacinados no dia 29 deste mês mas as vacinação já começou.
Nesta quinta-feira (17) teve encontro na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. As mãezinhas Emanuele e Sandra levaram os anjinhos, Maria e Emanuel para serem vacinados. 


Além de lindos, agora protegidos contra a doença.



Informação adicional
Polos de aplicação ambulatorial
Além de Cuiabá, foram descentralizados polos de aplicação para três outras regiões de saúde: no CRIE em parceria com a Santa Casa de Misericórdia da capital; Cáceres - Hospital Regional ou Hospital São Luiz; Rondonópolis - Pronto Atendimento Pediátrico, extensão do Hospital Municipal Dr. Antonio dos Santos Muniz; Sorriso - Hospital Regional.
Aplicação intra-hospitalar
Confira os polos na região metropolitana: UTI Neonatal do Hospital Geral Universitário; UTI Neonatal dos Hospital Jardim Cuiabá; UTI Neonatal do Hospital Santa Rosa; UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Femina; UTI Neonatal do Hospital Santa Helena; UTI Neonatal do Hospital Universitário Júlio Muller; UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá; UTI Neonatal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.
No interior são: UTI Neonatal do Hospital Regional de Sorriso; UTI Neonatal do Hospital São Luiz de Cáceres; UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.


0 comentários:

Postar um comentário

Cria Mãe & Bebê Copyright © 2016 - Designer by Papo Garota - Editado por NandersonJS Mais Template Aqui