Vacinas

Vacinar é um ato de amor? Podemos dizer que sim, pois estamos evitando o aparecimento de doenças em nossos filhos. Mas que dá dó de vê-los chorar ao ganhar as agulhadas... ah! Isso dá. Não é de hoje que o governo federal disponibiliza um calendário de vacinação além de campanhas para combate a determinadas doenças. Porém, houve algumas mudanças. A forma de aplicar essas vacinas é uma dessas novidades. Para quem tem mais de 30 anos, certamente já levou uma injeção no bumbum, mas saiba que essa não é mais a preferencia dos profissionais da saúde. Para explicar melhor, entrevistei a professora  e enfermeira, Simone Abud. Confira.

Porque não se aplica mais vacinas no bumbum das crianças?
Simone Abud - A vacina no bumbum não é recomendada devido a proximidade do local de aplicação (quadrante superior externo) com o nervo ciático, configurando-se um risco para lesão permanente nas pernas.

Interfere na eficácia do medicamento?
Simone Abud- Pode interferir caso seja administrada no tecido subcutâneo ao invés do tecido muscular. Isto acontece por que as agulhas utilizadas para aplicação no glúteo devem ser de calibre e tamanho maior, e as agulhas utilizadas em sala de vacina tem calibre e tamanho menor que o recomendado para o glúteo, já que o local de aplicação indicado para as vacinas intramusculares é o músculo Vasto Lateral da Coxa (perna).

É mais dolorida?
Simone Abud- A dor refere-se mais ao líquido vacinal (por ser gelado), do que propriamente à agulha utilizada ou ao local de aplicação.

Atualmente temos somente a vacina na perna e em gotas?
Simone Abud- Temos algumas vacinas que também são aplicadas no braço, tais como: BCG, Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Como uma mãe de primeira viagem pode se informar sobre as vacinas que seu bebe deve tomar?
Simone Abud- As informações mais seguras em relação à vacinação das crianças podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao)  ou em qualquer Unidade de Saúde da Família do seu município.

Lembrando que para esse ano, tendo o objetivo de otimizar a cobertura vacinal no Brasil e atender melhor a população, o Ministério da Saúde alterou doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose.

Confira as mudanças do calendário:



0 comentários:

Postar um comentário

Cria Mãe & Bebê Copyright © 2016 - Designer by Papo Garota - Editado por NandersonJS Mais Template Aqui