Dr. João Félix: Como enfrentar o turbilhão dos primeiros dias como Mãe



É comum os primeiros dias da mãe com o bebê em casa  se transformarem em quase pesadelo, por isso preparei essas dicas para atenuar as angústias desses momentos iniciais, às vezes assustadores.

Procure se conectar consigo mesma e com seu bebê. 
Lembre-se do exercício da respiração nos momentos  mais críticos. Respire lenta e profundamente, quantas vezes forem necessárias.


Não se desespere, recupere a paz e  a tranquilidade: " Você é capaz!" 
É bom recordar de  quanto desejava e ansiava por esses momentos de conexão total com seu bebê, a vontade que tinha de ver o rostinho dele. Pois é, agora ele está aí, do seu lado. Você pode tocá-lo, abraçá-lo e sentir todo amor profundo dessa relação.  É um momento fantástico, não deixe o  turbilhão de emoções afetar negativamente esses preciosos momentos. 

Sabemos da crise hormonal  pós parto, do cansaço de ficar completamente à disposição do seu bebê 24 horas,  todos os dias, das noites mal dormidas,  os cuidados com a casa, roupas, comida e com o próprio filho.


Os banhos, as mamadas, colocar para arrotar, é muita função, mesmo!  Divida os cuidados com o marido, esse pai que também acaba de nascer,  precisa ser incluído e tomar parte dessa nova família. 
Sempre que for possível tente descansar um pouco. O bebê dormiu? Aproveite para tirar uma soneca, ela ajuda recompor as energias.

Alimente-se bem de forma rica e variada, com frutas verduras e legumes frescos, além de proteínas.

A hidratação é super  importante, tome bastante água, chás e sucos. Você pode ingerir os chás calmantes  tipo erva doce, capim cidreira e camomila. Continue a suplementação de vitaminas do  pré-natal enquanto durar a amamentação. 
Se mesmo com todos esses cuidados não melhorar o estado de exaustão, é recomendável procurar ajuda com seu  pré natalista,  psicólogo e demais  profissionais necessários caso a caso.

Em algumas situações pode ser introduzida uma dose baixa de um anti-depressivo leve. Lembre-se que você é mulher,  e como todas,  pode sentir uma gama variada de emoções e sentimentos, até mesmo os de raiva e irritação com esse serzinho  que só sabe chorar,  mamar e defecar.  Mas é assim mesmo, não significa que você não o ame ou  ame menos. Isso passa logo, chegando outros sentimentos mais nobres. Você é antes de tudo, um ser humano, com todas as suas qualidades, belezas e imperfeições. E a mãe que você acaba de se tornar não vai ser diferente disso.

Espero ter colaborado para que essa mãe recém  nascida  desenvolva o seu melhor, formando uma  família completa e feliz.  Sucesso na mais divina missão: recriar o mundo!


1 comentários:

  1. Doutor João Félix que legal, muito importante essas dicas!
    Como sou mãe de quarta-viagem estou reaprendendo cada post do Senhor!
    amo muito!
    Obrigada xará de aniversário!
    HEhehehehe

    ResponderExcluir

Cria Mãe & Bebê Copyright © 2016 - Designer by Papo Garota - Editado por NandersonJS Mais Template Aqui