Doula

Uma doula é uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. (Fonte: Wikipédia).

Derivado do grego, o termo doula significa "mulher que serve".  Essas e outras características e definições podem ser encontradas numa simples busca pela internet. Mas, para aprofundar o assunto, entrevistei a mãe (do Nicolas e do Valetin) Thatty Carvalho que a pouco tempo se tornou uma Doula. Confira.

O QUE TE LEVOU A SER UMA DOULA?

Desde que comecei a tentar engravidar, comecei a perceber como no Brasil era complicado ter um parto normal, o que sempre foi minha opção. Comecei a perceber primeiramente em relatos de amigas que tinham cesárias como sempre era recorrente que a cirurgia foi feita por algo que “salvou” os bebes delas. Então acabei ficando curiosa, como era possível, já que deveria ser algo natural um bebe nascer e não tão desesperador. Assim conheci um pouco de como funciona o sistema no Brasil.

Já gravida li um livro de uma autora americana que falava de partos e em um dos relatos a parturiente falava da Doula dela, como nunca tinha ouvido falar sobre Doula fui pesquisar o que era. E vi que é uma profissional que serve a mulher antes do parto tirando suas dúvidas, no momento do parto ajudando ela com métodos para passar pelo trabalho de parto da melhor forma e após o parto, ajudando para um puerpério mais tranquilo possível e a amamentação. Mas não sabia se aqui no Brasil existia essa profissional, pois nunca tinha ouvido falar, mas na mesma época uma amiga pariu e eu vi que com ela tinha uma mulher que a ajudou durante o parto, logo perguntei quem era e descobrir ser uma Doula. Foi uma descoberta pra mim, pois eu não sabia se existia no Brasil e aqui em Cuiabá já tinha essa profissional.

Com o passar da gestação fui me informando e percebi que no Brasil é muito mais difícil uma mulher ter um parto normal do que imaginava. Me informei, estudei e me empoderei, pois eu só não teria o meu parto normal se REALMENTE fosse algo que não pudesse ocorrer, para isso eu precisava me informar para conseguir diferenciar o que é realmente uma indicativa de cesária e o que é colocada pelos profissionais que não estão dispostos apenas que isso ocorra, por vários motivos... financeiro, tempo... etc.

Meu filho nasceu, em uma situação que se eu não estivesse com uma equipe bem escolhida e preparada com certeza não seria um parto normal, consegui ver que realmente a uma caminhada longa nesse sentido, mas que há sim profissionais que estão dispostos a acompanhar as mulheres que realmente querem passar por essa experiência.

Após o nascimento do meu filho, esse sentimento de querer que outras mulheres, amigas também tivesse a oportunidade de passar por essa experiência foi inevitável. Quando a gente passa por algo bom, é muito forte o desejo de que outras mulheres também passem por essa experiência, se sintam capazes, saibam que o corpo da mulher foi feito para isso, que é possível sim passar por um trabalho de parto e parto e que é um evento fisiológico.

Hoje gravida do meu segundo filho vejo como ainda é difícil para muitas mulheres parirem, elas são desacreditadas. Então quando ví que teria o curso a vontade de me aprofundar foi muito grande. Eu já tinha informações, já sabia como fazer, sempre tentei me aprofundar para ter informações corretas, mas não sabia exatamente o que uma Doula fazia, até onde ela pode ajudar uma parturiente.
Então fiz o curso e hoje me sinto realizada, pois consegui perceber que não adianta ter as informações mas não saber onde exatamente colocar para ajudar cada gestante.

QUAL É A FUNÇÃO DE UMA DOULA?

A função da Doula é servir a mulher.
Ela dá suporte físico e emocional a gestantes, antes, durante e após o parto.
Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocional para o parto e pós parto. Durante o parto ela ajuda a encontrar posições mais confortáveis e métodos não farmacológicos que ajudem a aliviar as dores, como massagens, banhos, etc. Após o parto a ajuda é orientando sobre a amamentação e os cuidados com o bebê.

O QUE ACHA IMPORTANTE NESSA FUNÇÃO?

Ela é a única profissional que estará para servir a mulher, não estará focada na parte técnica e sim em suprir as necessidades daquela parturiente e no momento do trabalho de parto e parto estará ajudando aquela mulher emocionalmente, informando ela que o trabalho de parto está ocorrendo da maneira esperada ou não. A doula faz o elo entre o restante da equipe e a mulher, traduzindo termos técnicos para que a mulher entenda todos os procedimentos e possa decidir junto a equipe sobre como deseja proceder o trabalho de parto, caso ocorra alguma intercorrência. Entendendo os procedimentos a parturiente pode fazer as escolhas conforme realmente seja o desejo dela.

O QUE A GRAVIDA DEVE ESPERAR DA DOULA?

Uma profissional que a informe conforme suas dúvidas durante a gestação. Que no momento do trabalho de parto esteja disponível em ajudar essa mulher a encontrar posições que alivie um pouco o desconforto. Que seja presente e ressalte a todo momento que ela vai conseguir, que o que está passando é normal. Para que a mulher se sinta mais segura durante o trabalho de parto e o parto.

Saímos do princípio de que quando a parturiente está pedindo ajuda naquele momento, ela quer atenção, cuidados, quer entender o que está acontecer e saber se é normal o que está sentindo, para conseguir emocionalmente passar pelo trabalho de parto. A dificuldade d trabalho de parto é muitas vezes muito mais emocional que físico, se aquela mulher se sentir acolhida, entendida e tiver real conhecimento do que está ocorrendo, fica muito mais tranquila diante da situação.

COMO ELA PODE ENCONTRAR UMA DOULA?

Em Cuiabá acontecem encontros de rodas de gestante e acompanhantes, onde são tiradas dúvidas e abordados assuntos relacionados ao parto. Existem hoje 4 grupos que realizam esses encontros quinzenais, o Bem Gerar na UFMT, a Roda da Luz, na SOS Amamentação e As Marias na Igreja Guardalupe.

Também é interessante por indicação de amigas que já tiveram uma (a minha foi assim) e por profissionais da área que conhecem essas profissionais.

No Facebook também tem o grupo Parto Humanizado – CUIABÁ, onde além de doulas é um local para conseguir informações confiáveis de como se preparar para o trabalho de parto e sobre equipes que acompanham um parto com respeito (humanizado).


EXISTEM DESAFIOS?
Acredito que o maior desafio hoje de uma doula é ajudar a gestante a desmistificar o parto como ele é apresentado hoje. É conseguir enxergar esse parto como um evento fisiológico, que geralmente ocorre sem maiores imprevistos e que o que ela precisa é de uma equipe preparada a acolher as suas vontade e desejos. Sem pressionar com falsas indicações de que algo está errado com sua gestação ou seu corpo. Infelizmente no Brasil o sistema obstétrico é cesarista e há poucos profissionais preparados e dispostos a acompanhar aquela gestante para que ela possa viver um bom trabalho de parto e parto, com isso esses profissionais acabam desmotivando aquela gestante alegando vários motivos para que não ocorra o parto normal / natural.
 
PARA QUEM DESEJA SER UMA DOULA, O QUE É PRECISO?

Estão aptas à realizar o curso: mulheres, maiores de 18 anos, que saibam ler e escrever e desejam atuar como Doulas.

GERA CUSTOS PARA QUEM DESEJA SER DOULA E PARA QUEM DESEJA CONTATAR UMA DOULA?

Os cursos para se tornar uma Doula são cursos pagos, aqui em Cuiabá. Mas no Brasil é possível encontrar alguns que são oferecidos gratuitamente para as mulheres que desejam ser, mas não tem condições de pagar.

Hoje existem Doulas que trabalham com voluntariado e também recebendo. Como qualquer profissão as profissionais precisam de uma renda. Mas muitas se disponibilizam ao trabalho também voluntario. Em Cuiabá acaba de ser montado um grupo que pode ser encontrado no Facebok pelo nome Bem Gerar – Doulas pelo Parto Humanizado, que foi formado por doulas que também se propuseram a trabalhar com mulheres que tem uma vulnerabilidade socioeconômica. Assim a mulher além de participar dos encontros que são quinzenais, ainda pode ser acompanhada por uma Doula do mesmo grupo.

O QUE A DOULA NÃO FAZ?

A Doula não faz qualquer procedimento médico, como exames, toque, etc. Não substitui os profissionais envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões, ela dá informações durante a gestação para que a mulher esteja consciente e decida por si só durante o trabalho de parto e parto.



0 comentários:

Postar um comentário

Cria Mãe & Bebê Copyright © 2016 - Designer by Papo Garota - Editado por NandersonJS Mais Template Aqui